Introdução à Fotografia
Este é o primeiro curso para quem está iniciando o desenvolvimento da linguagem fotográfica.
Através de aulas teóricas e práticas, são apresentados os elementos que compõem a linguagem fotográfica para que o participante, ao final dos 13 encontros, saia apto para se expressar a partir desta linguagem.
O curso inclui duas saídas práticas com orientação do professor + 1 aula de qualidade de luz (prática interna).
OBS: As saídas práticas das turmas noturnas são realizadas durante os finais de semana a partir de combinações prévias feitas com o professor em aula.
Professores:
Claudia Tavares Daniela Dacorso Guito Moreto Leandro Pimentel Marian Starosta Victor Naine Virna Santolia
Carga horária
32h30
Pré-requisito
Nenhum
Equipamento e material necessário
Câmera reflex analógica ou digital, que permita o controle manual de diafragma, obturador e foco (disponibilizamos câmeras analógicas e digitais, para alunos que não possuam equipamento para as práticas, desde que agendadas previamente).
Objetivo
A proposta é que o participante termine o curso “pensando fotograficamente”, ou seja, que entenda e solucione as questões mais importantes relacionadas à composição fotográfica: enquadramento, fotometria (medição de luz), foco, profundidade de campo e controle do movimento, além de aprender a utilizar os controles manuais e demais recursos da câmera fotográfica, passando a “comandá-la”, em vez de ficar refém dos automatismos e programas.
Ementa completa
AULA 1 – Apresentação do Ateliê, da ementa do curso, dos alunos. O Olhar fotográfico
Estatuto da fotografia como linguagem visual: representação do real e construção do visível. O olhar crítico e a educação visual: aprendendo a “ler e escrever” com imagens.
AULA 2 - As diversas invenções da fotografia e a evolução da mídia fotográfica | Elementos fundamentais da fotografia e a formação da imagem
Dispositivos de percepção visual: da câmera obscura à fotografia digital. Um panorama dos processos digitais da imagem. As diferenças e as semelhanças da fotografia analógica e digital. Corpo e objetiva; obturador e diafragma. Tipos de visor e sistemas de focalização. Equipamentos e acessórios básicos.
AULA 3 – Controle de exposição e qualidade da imagem digital
O obturador como controle de tempo de exposição à luz e registro de movimento. O diafragma como controle da abertura e da profundidade de campo. Apresentação do princípio da reciprocidade: aprendendo a usar obturador e diafragma em conjunto. Escolhendo a qualidade e o tamanho da imagem digital.
AULA 4 - Prática com orientação do professor (controle de exposição)
AULA 5 - Análise da aula prática.
AULA 6 - Tipos de objetivas | Formatos de câmeras x tamanhos de negativos/sensores
Relação entre distância focal e tamanho da imagem, ângulo de visão e perspectiva. Objetivas de DF fixa e objetivas zoom. Diferentes performances em relação à profundidade de campo, luminosidade, qualidade ótica, foco mínimo e máximo, velocidade de segurança. Macrofotografia. Os diferentes tamanhos de sensores (do celular e webcam à câmera profissional e back digital) e a influência na distância focal.
AULA 7 - Superfícies fotossensíveis | Tipos de filmes e sensores | Apresentação de material multimídia (vídeos, livros e ensaios fotográficos)
Captando a luz e registrando a imagem: filmes e sensores. Tipos de filmes em relação ao formato, sensibilidade, grão, definição, contraste e latitude. Tipos de sensores (ccd, cmos, foveon). Comparação entre o grão e o ruído. A formação do pixel nas três cores básicas (vermelho, verde, azul).
AULA 8 – Composição/ O que são as cores?
Enquadramento e organização dos elementos: princípios de equilíbrio, dinamismo, harmonia.
Sensibilidade da película aos diferentes comprimentos de onda da luz. O espectro visível. Filtros de correção. Balanceamento da luz branca nos sensores digitais (White balance).
AULA 9 – Prática com orientação do professor (composição e criatividade)
AULA 10 – Análise da aula prática.
AULA 11 – Tipos de fotômetro e técnicas avançadas de fotometragem/ Qualidade e Direção de Luz.
Fotômetro analógico e fotômetro de mão. A diferença de medição da luz incidente e da luz refletida. Erros previsíveis dos fotômetros de luz refletida. O uso dos substitutos de fotometragem (cartão cinza, mão etc.) e a medição de áreas selecionadas da foto. As diferentes formas de fotometragem disponíveis nas câmeras eletrônicas (matricial, média central, spot etc). Aprendendo a reconhecer e a controlar a qualidade e a direção da luz para obtenção de melhores resultados. Demonstrações práticas com ênfase na modificação da luz tanto natural quanto artificial. Recursos simples que fazem a diferença: rebatedores, refletores, difusores, bloqueadores etc.
AULA 12 – Prática com orientação do professor (qualidade/direção da luz com ênfase em retrato)
AULA 13 – Apresentação dos trabalhos finais e finalização do curso.