Logo

Fotolivros: Grupo de Estudos e Crítica de Projetos

Fazer arte é uma forma de se comunicar. Mas será que sabemos falar sobre a arte que vemos e que fazemos? E, talvez mais importante, será que sabemos ouvir? Os participantes devem trazer seus livros de imagens, e todos vão atuar nas duas pontas: (1) como autores/artistas, vão produzir discurso sobre seu trabalho, criando o contexto de sua recepção, para então perceber como ele reverbera nos outros; (2) enquanto público, vão buscar fazer sentido de suas experiências com as obras alheias e articular discurso crítico.

Carga horária

24h

Pré-requisito

Esse curso é voltado a autores, fotógrafos e artistas visuais que buscam um espaço para refletir criticamente sobre as coisas que fazem.

Equipamento e material necessário

Apresentar projeto (s) prontos ou em desenvolvimento para debate.

Objetivo

O objetivo do curso é criar um espaço de discussão fértil e acolhedor onde cada participante poderá apresentar suas obras impressas e receber feedback crítico. Os encontros serão estruturados de modo a promover diferentes tipos de debate em torno das obras apresentadas: dinâmicas de grupo, leituras de portfólio individualizadas, sessões de crítica coletivas. O curso propõe ainda leituras e exercícios práticos que visam a desenvolver a capacidade de refletir sobre o próprio trabalho e de se expressar criticamente.

Ementa completa

Aula 1
- Introdução da ementa do curso;
- Apresentações da turma e dos projetos de cada um;
- Análise de fotolivro exemplar (I – conceito)
[Qual é a história? Como é contada? Por que é relevante para você? Por que é relevante para mim (qual é seu público)? / O que é mais importante no seu livro: o qual, o como ou o por quê?];
- Exercício de pesquisa (artist statement e referências).

Aula 2
- Apresentação dos artists statements e referências pesquisadas;
- Dinâmica de crítica I (brainstorming dialético) – parte 1/2;
- Exercício criativo (adjetivos sinestésicos).
Aula 3
- Dinâmica de crítica I (brainstorming dialético) – parte 2/2;
- Análise de fotolivro exemplar (II – edição e sequenciamento);
- Exercício de edição (série x sequência; montagens alternativas).

Aula 4
- Dinâmica de edição: articulação das montagens alternativas;
- Apresentações orais de fotolivros alheios (a partir das referências);
- Exercício de escrita (sinopse).

Aula 5
- Leitura e análise das sinopses;
- Dinâmica de crítica II – modelo “leitura de portfólio” individualizada (jogo das cadeiras);
- Proposição de exercício de escrita (apresentação e justificativas).

Aula 6
- Leitura e análise da apresentação/justificativas;
- Análise de fotolivro exemplar (III – materiais);
- Concursos, editais e festivais de fotolivros e bonecas de livro.

Aula 7
- Dinâmica de crítica III (autor invisível) – parte 1/2

Aula 8
- Dinâmica de crítica III (autor invisível) – parte 2/2