Logo

Fotografia e Artes Plásticas: História e Interações

A fotografia tem sido um suporte utilizado dentro do universo mais amplo das artes visuais contemporâneas. Neste contexto, discutiremos neste curso suas possibilidades e limites, à luz das experiências extraídas da história da fotografia e sua interação com as artes plásticas.

Professor: Marcos Bonisson

Carga horária

20h

Pré-requisito

Nenhum

Equipamento e material necessário

Nenhum

Objetivo

O curso tem como objetivo apresentar em 8 aulas a intensa relação da fotografa e das artes plásticas, através dos últimos 150 anos. Em síntese, a fotografia tem sido um extraordinário suporte utilizado dentro do universo mais amplo das artes visuais contemporâneas. Nesse sentido, o curso abordará em contexto histórico as diferentes possibilidades de reflexão e práticas, à luz, das múltiplas vertentes experiências extraídas da história da fotografia e de sua interação com as artes plásticas, desde da invenção da Fotografia na primeira metade do século XIX, até o tempo atual.

Ementa completa

1. Antecedentes: A invenção e evolução da fotografia
Leitura de portfólios * A câmera obscura * A perspectiva unilocular * Arte x Fotografia * Daguerreótipos e câmeras Kodak * A fotografia Popular * Pictorialismo * Arte abstrata * O impulso modernista * Alfred Stieglitz e Straight Photography * O grupo F64 * O artista Fotógrafo : Man Ray e Moholy Nagy * A fotografia documental * A revolução do fotojornalismo * A fotografia moderna Brasileira - Geraldo de Barros e José Oiticica Filho * A revista o Cruzeiro.

2. Além do documento
Arte Pop e cultura pop * Arte conceitual * Fotografia de idéias * Marcel Duchamp e os Ready mades * Equivalents de Stieglitz * O pulo no nada de Yves Klein * A interação Fotografia-Artes Plásticas * Poéticas do processo e conceitos em formação * Construção e invenção * A representação revisitada * Meio e mensagem * Deslanchando idéias * O fragmento e o todo * O olho e o espírito * A importância do portfólio.

3. Ideias e Desdobramentos
Mundo Imagem * Os anos 70 * Spiral Jetty de Robert Smithson * O registro fotográfico: performance, intervenção e instalações * Vito Acconci - Gordon Matta Clark - Joseph Beuys * O cotidiano como mote * Taxonomia * Técnicas e processos fotográficos * Polaroids e Cibachromes * O documental Conceitual * Idéias x formalismo * Composição e decomposição * Estética pós moderna * Auto-retratos * Informação e conteúdo * Teoria e crítica : Roland Barthes - John Szarkowski - Susan Sontag * Câmara Clara e Modos de Olhar * Fotografia e texto * Visão e transgressão: Hélio Oiticica - Artur Barrio * O Projeto Lúcido.

4. Fotografia Contemporânea Brasileira e Internacional
Linguagens visuais * O trabalho autoral * A importância da edição * Estratégias visuais * Mercados emergentes * A fotografia como suporte * O acaso e a teoria das incertezas * Desapego às utopias * A linguagem pessoal e transferível * Caldeirão de Abordagens : Memória - Corpo - Singularidade - Interculturalismo * O Retrato * O Documento * A antropologia - Metonímias e Metáforas visuais * * Signos em Rotação * O invisível Revelado * O trabalho contínuo * Fotografia virtual * Aspectos interdisciplinares * Outras dimensões.