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Fotografia de Paisagem II

O curso, continuação de Fotografia de Paisagem I, irá apresentar ao aluno uma filosofia da fotografia de paisagem, de modo que o arcabouço teórico e prático apresentados lhe permita avançar solidamente nesse gênero fotográfico.

São realizadas práticas fotográficas através das quais o aluno terá a oportunidade de exercitar e colocar em prática conceitos e técnicas específicos, tendo seus resultados avaliados durante o curso. Uma discussão sobre as dificuldades enfrentadas, bem como os erros e acertos encontrados em cada exercício será realizada para o aprimoramento da fotografia individual.

Carga horária

45h

Pré-requisito

Ter feito o curso Fotografia de Paisagem I  ou aplicação de questionário.

Equipamento e material necessário

Uso obrigatório de câmera fotográfica com lentes intercambiáveis e tripé. Embora não sejam itens obrigatórios, recomenda-se que o aluno possua objetiva ultra-grande angular, filtro polarizador e filtros de densidade neutra, graduados e não graduados.

Objetivo

A proposta deste segundo módulo é aprofundar a percepção da imagem da paisagem, bem como conceitos e técnicas fotográficos, de modo a lapidar o olhar para a composição da imagem da paisagem, natural ou urbana. Para ajudar a alcançar esse objetivo, o aluno é exposto ao universo fotográfico de mestres da paisagem, incluindo pioneiros Eadward Muybridge, Ansel Adams, Edward Weston, Minor White e Paul Strand, bem como nomes importantes da fotografia de paisagem contemporânea incluindo Jack Dykinga, John Shaw, David Muench e Gallen Rowell.

Essa imersão na obra dos mestres possibilitará ao aluno perceber uma variedade de abordagens à paisagem, tanto a partir da análise da temática fotografada por cada mestre, quanto a partir da técnica e do equipamento utilizados, abrindo espaço para uma discussão sobre a utilização, ainda atual, de câmeras clássicas de grande e médio formato com filme.

Ementa completa

Aula 1 – Primeira parte: Apresentação geral do curso; calendário de saídas práticas; Segunda parte: revisão expressa do Paisagem 1; Terceira Parte: Uma discussão sobre o processo de simplificação, inerente da fotografia, e a diferença entre a pintura e a fotografia.

Aula 2 – Primeira parte: Discussão introdutória sobre a transformação da terra em paisagem (land into landscape) e da paisagem em arte (landscape into art): a origem do gênero paisagem nas belas artes; Segunda Parte: Linha do Tempo - Uma revisão da história da fotografia de paisagem (estrelando: Eadward Muybridge, Ansel Adams, Edward Weston, Paul Strand e Minor White).

Aula 3 – Primeira parte: o Sistema de Zonas de Ansel Adams; RAW e histogramas; Segunda parte: preparação para a Saída Prática 1.

Aula 4 – Primeira parte: Nitidez: revisão aprofundada; Linha do Tempo - Eliot Porter, David Muench, Galen Rowell, John Shaw, Jack Dykinga e Michael Fatali; Segunda parte: apresentação material produzido na Saída Prática 1; Terceira parte: discussão preparatória para a Saída Prática 2.

Aula 5 – Primeira parte: Introdução à fotografia noturna com ênfase em estrelas; Segunda parte: apresentação material produzido na Saída Prática 2; Terceira parte: discussão preparatória para a Saída Prática 3.

Aula 6 – Primeira parte: A câmera de grande formato; discussão sobre as limitações e vantagens de cada meio fotográfico: filme vs. sensor digital; Segunda Parte: Linha do Tempo - Joe Cornish, David Ward, Jeremy Walker, David Noton, Charlie Waite.

Aula 7 – Primeira parte: Impressão fine-art – tudo que você sempre quis saber e tinha vergonha de perguntar  ; Segunda parte: apresentação material produzido na Saída Prática 3; Terceira parte: discussão preparatória para a Saída Prática 4.

Aula 8 – Primeira parte: Nova Objetividade Alemã e a Nova Topografia nos Estados Unidos; Segunda parte: apresentação material produzido na Saída Prática 4; Terceira parte: discussão preparatória para a Saída Prática 5.

Aula 9 – Primeira parte: Perspectiva: aspectos históricos e técnicos; Segunda parte: Linha do Tempo - a fotografia de paisagem no Brasil; Segunda parte: apresentação material produzido na Saída Prática 5.

Aula 10 – Primeira parte: apresentação material produzido na Aula Prática 5; Segunda parte: discussão sobre uma carreira na fotografia de paisagem; Terceira parte: discussão de fechamento do curso.