Logo

Filmes e Videoarte: Projetos Audiovisuais para Adolescentes

Curso prático de produção de imagens em movimento para jovens entre 12 e 17 anos. Cada participante criará seu projeto, explorando possibilidades narrativas audiovisuais: filmes, videoinstalações, performances com vídeo, fotografia expandida, entre outros. O curso é uma iniciação em videoarte para jovens, com foco na experimentação e no desenvolvimento de um olhar sensível para as tantas imagens que nos cercam. Serão apresentados projetos audiovisuais de artistas contemporâneos e, através da criação dos projetos dxs alunxs, aprenderemos sobre as diversas etapas de produção de uma obra audiovisual: roteiro, pré produção, filmagem, edição e montagem do trabalho no espaço expositivo. No final do curso, será realizada uma apresentação aberta dos trabalhos.

Curso faz parte da programação do FotoRio Resiste.

Carga horária

21h

Pré-requisito

Curso destinado a adolescentes entre 12 e 17 anos.

Equipamento e material necessário

Câmeras celular, ipads ou outro dispositivo móvel.

Objetivo

O objetivo do curso é introduzir os jovens a linguagens audiovisuais com foco na experimentação e no desenvolvimento de um olhar sensível e pessoal.

Ementa completa

1a aula – Apresentação da professora e dxs alunxs – interesses, motivações e experiências prévias com o audiovisual. Conversa sobre a relação entre o cinema, a arte contemporânea e formatos possíveis: filmes de artista, videoinstalações, instalações sonoras, o vídeo como documentação de performances, a noção de transmídia, entre outras. Apresentação de diversos projetos de artistas com vídeo e reflexão sobre questões que permeiam as narrativas audiovisuais: edição x tempo real, vídeo e corpo, estruturas narrativas, narrativas lineares x narrativas em loop, apropriação de imagens, a relação com o espaço expositivo, ficção e documentário, entre outros. Alguns dos artistas sobre os quais vamos falar são Nam June Paik, Bill Viola, Sophie Calle, Vito Acconci, Laurie Andersen, Pippilotti Rist, Stan Brakhage, Amie Siegel e Shimon Attie. Apresentação das principais etapas de produção de uma obra audiovisual e das variações possíveis de acordo com o trabalho que se está realizando. A aula termina numa conversa com xs alunxs sobre os projetos que cada um gostaria de desenvolver durante o curso. Os projetos serão filmes de curtíssima duração e poderão ser realizados com as câmeras de vídeo do Ateliê da Imagem, com câmeras de celular, com imagens encontradas na internet ou imagens que os alunos já possuam. Os filmes podem contar com intervenções sonoras ou não e podem ser editados ou não. Os projetos poderão ser individuais ou em duplas.

2a aula – Continuação da conversa sobre os projetos individuais e comentários da turma sobre cada projeto. Sobre o que se quer falar e qual a melhor forma de abordar esse assunto? Como encontrar uma voz? A relação entre as escolhas estéticas e conceituais. A professora apresentará referências para os projetos de cada estudante. Elaboração de um plano de produção para cada ideia: quais as etapas, os equipamentos e os participantes necessários? No final da aula, xs alunos serão introduzidos ao equipamento de vídeo HD e ao gravador de som.
Dever de casa: desenvolvimento de roteiro de filmagem (ou equivalente, no caso de projetos documentais, performáticos ou outros)
A estrutura das próximas aula dependerá dos projetos em que cada grupo estará trabalhando, essa é uma estrutura prévia, mas que pode ser adaptada de acordo com as demandas de cada trabalho.

3a aula – Filmagem dos projetos. As filmagens serão realizadas no Ateliê ou em alguma locação elencada pela turma no 2o dia. Ao filmar os projetos, a turma refletirá sobre enquadramento, posição de câmera, relação com o objeto ou a pessoa filmada, foco, luz e sombra, movimentos de câmera, entre outros.

4a aula – Edição. Aula prática com o software Premiere Pro. Início da edição dos vídeos dxs alunxs e reflexão ritmos de edição e o tempo real. A montagem como a construção dos filmes. Reflexão sobre a relação entre a montagem e os formatos de exibição, e sobre as relações possíveis com o espaço expositivo. Projetor x televisão, filmes narrativos x narrativas em loop, a interação entre objetos reais e projeções, a relações entre o vídeo e performances ao vivo; superfícies possíveis de para projeções.

5a aula – Edição. Finalização do processo de edição dos trabalhos. No final da aula, cada alunx mostrará um corte de seu trabalho para a turma, que comentará e fará sugestões para o último dia.

6a aula – Finalização de imagem e montagem dos trabalhos no espaço. Registro dos trabalhos instalativos através de vídeo ou fotos.