Logo

Exercícios de Edição para Crises Narrativas

Editar, do latim èdere, quer dizer “colocar para fora”. Mas isto significa tanto “deixar de fora” quanto “dar a luz”. Daí vêm as dores de cabeça que surgem quando editamos nossos projetos fotográficos: precisamos excluir imagens para o trabalho nascer. Como os distúrbios de edição só se curam editando, eis uma terapia de choque baseada em exercícios cujo foco é criar anticorpos narrativos que ajudem a superar as dores que inevitavelmente aparecem ao longo do processo de edição rumo a um fotolivro.

*Este WS é indicado para quem quer ter subsídios para montar seu portfólio para apresentação nas Leituras de Portfólios | Prêmio Ateliê da Imagem Melhor Melhor Portfólio 2018 que acontecerá  em outubro.

Carga horária

12h

Pré-requisito

-Interesse em explorar as possibilidades da narrativa fotográfica;
-Ter um projeto artístico cuja edição esteja em andamento (opcional)

Equipamento e material necessário

-30 imagens de própria autoria impressas em 10x15cm (não precisa ser papel fotográfico, não importa o assunto, não precisa ser de um projeto só… liberdade total!);
-Para quem tem algum trabalho em andamento, além das imagens acima trazer no mínimo 40 imagens de um projeto específico que queira trabalhar, impressas em 10x15cm e também digitalizadas (pendrive);
-celular com câmera fotográfica.

Objetivo

É preciso assumir o hibridismo como ponto de partida para a edição de um trabalho fotográfico, em formato livro, pois tocamos enquanto observamos, escutamos enquanto lemos, fuçamos em nossa memória em busca de códigos e pistas para interpretar o que temos entre as mãos. Fazendo isso, lembramos de esquemas narrativos que já encontramos no cinema, na literatura, na poesia, na música. Estas linguagens, junto com os elementos táteis e de design que entram em jogo para potencializar a narrativa das imagens, são as áreas que investigaremos para refletir sobre as relações entre as imagens, além de aprender novas técnicas para seqüência-las. O objetivo é melhorar o próprio repertório, levando para casa uma “caixa de primeiros socorros” de edição, pronta para ser utilizada em futuras emergências narrativas.

Ementa completa

Aula 1
•Ele, ela, o outro: triangulações narrativas entre autor, obra e leitor
Baseado nas teorias sobre colaboração interpretativa, através de exemplos práticos este módulo estimula a reflexão sobre a natureza simbólica da fotografia e sobre o quanto isso tem a ver com a necessidade do autor de prever/provocar certas leituras do próprio trabalho.

•Imagens em movimento, movimento de imagens: o cinema e o fotolivro
A linguagem fílmica compartilha com a fotografia a exploração da justaposição de imagens para criar novos significados. As teorias da montagem do cinema serão aplicadas à fotografia por meio de exemplos e exercícios.

Aula 2
•Dos vitrais aos quadrinhos: arte sequencial e manuais de instrução
Desde a arte rupestre, o homem procura sequenciar imagens para reproduzir sensações, contar acontecimentos, explicar como fazer algo. Exercícios traçarão paralelos entre estas formas de expressão e a edição fotográfica, mostrando que subverter a pura descrição é o passo fundamental para que uma sequência de imagens se torne sugerente. Preparem-se para produzir uns zines!

•Versos do avesso: reflexos literários no storytelling visual
Literatura e poesia são a essência do narrar. Desvelar e testar com fotografias as estruturas que estão por trás de uma história bem contada é o objetivo deste módulo.

Aula 3
•Make it groovy: música, imagem, ritmo
Não precisamos do metrônomo para saber que os fotolivros tem seus crescendo, suas pausas, suas batidas e suas melodias que acompanham o leitor ao longo das páginas. Aprender a “escutar” as imagens e considerar a edição como um pentagrama visual são os conceitos que guiam os exercícios propostos para este módulo.

•Embaralhando o tarô: edição e pensamento lateral
Tirando as cartas do baralho The Rising Card, a discussão sobre os projetos dos participantes é guiada pelo acaso em busca de novas e inesperadas leituras.

Aula 4
•Caixa de primeiros socorros: levando as dicas para casa
Resumindo dicas e exercícios feitos ao longo das aulas, vamos criar um pequeno zine/manual coletivo para não esquecer o que aprendemos.