Logo

Brincando com a Luz

A proposta da oficina Brincando com a Luz é estimular o exercício da percepção/expressão de si e do mundo através de vivências pautadas em abordagens do elemento luz enquanto matriz inspiradora.

Nesse sentido, a construção das atividades dessa oficina surgem a partir da releitura dos significados da luz, em todas as suas dimensões, constituindo um repertório de vivências articuladoras dos potenciais humanos. O que se pretende nesse exercício é engendrar conexões que nos conduzam para a percepção e exercício crítico da nossa humanidade plena. Nessa construção, cada indivíduo é convidado a participar da roda afirmando sua individualidade no mesmo tempo que experimenta a alteridade.

Professor: Miguel Chikaoka

Carga horária

7h

Pré-requisito

Nenhum

Equipamento e material necessário

Materiais de consumo por participante:
1 Folha de papel cartão ou color plus 180g de cor escura (preta de preferência)
1 lupa simples
1 tubo de 40 g de cola branca
1 envelope pequeno, mais ou menos 7 cm x 10 cm
1 lápis
1 lupa simples
1 venda
1 pincel fino

Objetivo

Os objetivos da oficina são os seguintes:
• Potencializar a dimensão humana através de vivências reflexivas;
• Promover a articulação e integração de diversas disciplinas;
• Articular e integrar vivências e práticas baseadas na releitura das dimensões física e simbólica da luz;
• Compartilhar pensamentos e fazeres potencializadores de processos sustentáveis, de baixo custo e impacto;
• Facilitar a compreensão do principio científico da formação da imagem;
• Pensar o “fazer fotográfico” enquanto possibilidade transversal;
• Repensar o tempo e espaço das imagens que povoam o nosso cotidiano.

Ementa completa

• Círculo da alteridade: apresentação individual a partir do lugar do afeto;
• Dinâmicas mobilizadoras do corpo e dos sentidos da percepção;
• O corpo como ferramenta. Mãos para que?
• Matéria e materiais: origens, características, propriedades e possibilidades de uso e reuso;
• Construção de um modelo de câmera obscura pinhole;
• A luz-imagem: concretude, percepção, registro e permanência;
• Espaço tempo de e da luz: o físico e o simbólico numa teia;
• A trajetória da luz da linha do olhar;
• Fonte e caminhos da luz: propagação, reflexão, refração e difusão;
• Os raios de luz por uma lupa: convexidade e convergência;
• Câmera obscura com um dispositivo óptico: plano focal, luminosidade e profundidade de campo;
• Dinâmica da semente de olhos vendados: sentir, latência e significados;
• Pincel de luz: o gesto revelador;
• Roda de conversa: leituras e releituras do processo.

Referências:

Livros:
• FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2005.
• FLUSSER, Vilem. Ensaio Sobre a fotografia. Ed. Relógio D’água.
• HEDGECOE, JOHN: O Novo Manual De Fotografia. São Paulo: SENAC, 2010.
• FONTCUBERTA, Joan: Procesos fotográficos alternativos em Fotografia: conceptos y procedimientos. Una proposta metodológica. Barcelona: Gustavo Gili, 1990.
• MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia Pensante. São Paulo: SENAC, 1997.
• AUMONT, Jacques. A Imagem. 3ª edição, Campinas: Papirus, 1999.
• BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 1994
• FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
• FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.
• MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004
• GADOTTI, Moacir. Educação e compromisso. Campinas: Papirus, 1985.
• GADOTTI, Moacir. Boniteza De Um Sonho. Ensinar e Aprender Com Sentido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
• GADOTTI, Moacir. Educação Integral No Brasil. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
• GADOTTI, Moacir. Educar Para A Sustentabilidade . São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
• GADOTTI, Moacir. Escola e o Professor. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
• GUIMARAES, Sergio; FREIRE, Paulo & GADOTTI, Moacir. Pedagogia - Dialogo e Conflito. São Paulo: Cortez, 2000.
• MORIN, Edgar. Amor, Poesia, Sabedoria. São Paulo: Bertrand Brasil.
• MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita, A Repensar A Reforma Reformar o Pensamento. São Paulo: Bertrand Brasil.
• OLIVARES, INES COZZO. Neuroaprendizagem e Inteligencia Emocional. Editora: QUALITYMARK.
• SOLER, REINALDO. 202 Jogos Cooperativos Para Desenvolver A Confiança. Editora: SPRINT.
• SOLER, REINALDO. 110 Jogos Cooperativos Com Balões Voando Com Os Sonhos. Editora: SPRINT.
• DUARTE JR, JOÃO FRANCISCO – O sentido dos sentidos – a educação (do) sensível. Curitiba: Criar, 2010.

LINKS

• http://cev.org.br/biblioteca/pedagogica-rizomatica-escola-ponte-algumas-contribuicoes-ao-debate-sobre-educacao
• http://pedagogiarizomatica.blogspot.com/