Exposições
Quartos de Hotel | Joaquim Paiva
Sobre o autor
Nascido em 1946, no Rio de Janeiro, Joaquim Paiva é fotógrafo e fomentador da fotografia brasileira contemporânea e estrangeira. Começou a colecionar em 1978, quando adquiriu suas primeiras fotografias de Diane Arbus, fotógrafa norte-americana. Como fotógrafo, faz seus diários autobiográficos e visuais desde 1998. Teve sua última exposição individual no Maison Européenne de la Photographie, Paris, 2016.
Texto crítico
“Quartos de hotel” surgiu da ideia de mostrar uma seleção de amplo conjunto de fotografias que venho fazendo ao longo do tempo, em minhas inúmeras viagens pelo Brasil e pelo mundo, durante as décadas de 2000 e 2010.
Por que quartos de hotel? pelo prazer de estar fora de casa, solto, precário, de passagem. Em um hotel, parece que nos sentimos mais livres, mesmo que a trabalho, fora do lar, em outra cidade. As raízes, longe, se encontram no refúgio “permanente”- a casa. Por isto, o hotel é normalmente um lugar de curiosidade, descoberta, abrigo, repouso, intimidade, fuga da rotina, sempre temporário. Quantos sonhos, decisões, prazeres e incertezas vivemos dentro de um quarto de hotel.
Para mim esta exposição tem um caráter mais de sensação do que de realismo ou de documentação.
Cito trecho do meu diário nº 46 de 12 de janeiro de 2003: “Deixei o hotel, talvez nunca mais ponha os pés lá. A partida implica sempre esta possibilidade, esta quase certeza – de quantos lugares parti e aos quais jamais regressarei? As minhas passagens constantes por tantos lugares já criaram em mim certo desprendimento, desapego.”
E agora do diário nº 79 de 10 de abril de 2006: “Caminhei pelo palmeiral do hotel, silêncio, a lua tão antiga quanto se possa imaginar, ar meio friozinho, usava o cachecol, a noite que parece curar quase tudo, os árabes trouxeram as palmeiras para esta parte da Espanha, dei várias voltas pelo jardim, um gostinho do paraíso que não existe.”
A necessidade de um lugar permanente convive com a de um lugar passageiro, provisório, onde talvez sonhemos.