Quem somos

Colaboradores

Aqui você pode conhecer pessoas importantes para a história do Ateliê, com as quais trabalhamos em diversas parcerias e que nos apoiam em nossos projetos!

Aqui você pode conhecer pessoas importantes para a história do Ateliê, com as quais trabalhamos em diversas parcerias e que nos apoiam em nossos projetos!

imagem

Cesar Barreto

Carioca, trinta anos atuando como fotógrafo profissional, printer em preto e branco, instrutor diletante e autor de ensaios e exposições. Dedica-se hoje prioritariamente à fotografia paisagística em grande formato, sempre em preto e branco, abordando tanto motivos da natureza quanto o perfil urbano da cidade do Rio de Janeiro, sendo este o tema de exposições realizadas no Museu Nacional de Belas Artes (2000), no Espaço Paul Mitchell em São Paulo (2001 e 2002), no Mês Internacional da Fotografia em Quito, Equador (2001) e na Pequena Galeria 18 (2002/03). Como professor, participa do Ateliê da Imagem desde 1999 e no Politécnico da Universidade Estácio de Sá, em 1998. Na atividade de laboratorista contribuiu para livros e exposições de Evandro Teixeira, Marcos Prado, Milton Montenegro, Pedro Vasquez, Tiago Santana, Rogério Reis, Fundação Pierre Verger e Walter Firmo, entre outros. Algumas de suas obras estão incorporadas às coleções de Joaquim Paiva, Biblioteca Nacional, Coleção Masp/Pirelli, Banco de Santos e Museu da Fotografia de Curitiba.

imagem

David Arrais

Desde que se conscientizou que fotografia era a sua paixão foi buscar aprendizado especilizado e escolheu o ATELIÊ DA IMAGEM. Atuou como assistente da diretora da escola, a artista visual PATRICIA GOUVÊA, em diferentes projetos e hoje em dia é parceiro da escola.
David vem se destacando no mundo da MODA fotografando catálago, lookbook e em still para marcas cariocas em seu estúdio e fotografando editoriais para revistas e jornais. Participou do Forúm: Além das Câmeras (Universidade Estácio de Sá).
É colaborador de fotografia do site EVELYN B e de outras empresas de consultoria de moda do RJ.
http://www.davidarrais.com.br
http://www.davidarrais.com.br/blog
https://www.facebook.com/davidarraisestudiofotografico

imagem

Elisa von Randow

Designer e ilustradora. Desenvolve projetos na área cultural, desenhando catálogos de exposições, capas de livros, jornais literários e livros de arte. Colabora com institutos culturais e principais editoras do Brasil, como por exemplo, Instituto Moreira Salles, Companhia das Letras e CosacNaify. Fez sua primeira exposição individual “Nada está em seu lugar” (fotografias e desenhos) em 2009, na Galeria do Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro. Entre os projetos de maior destaque nos últimos dois anos estão a concepção gráfica do site e peças de divulgação da Relatoria da Onu para o Direito à Moradia, a criação da identidade visual do novo site do Ateliê da Imagem e do Máquinas de Luz: Fórum das Imagens Técnicas (1a. e 2a. edição), participação no projeto de identidade do carnaval de Recife e a criação da identidade institucional e montagem das exposições dos centros de visitantes dos parques contemplados pelo projeto Mata Atlântica, patrocinado pelo BID. Dentre os prêmios que ganhou estão o Prêmio Jabuti e o Prêmio Aluísio Magalhães da Biblioteca Nacional, ambos com projetos desenvolvidos com Kiko Farkas, com quem trabalhou entre 2001 e 2008 na Máquina Estúdio. Vive e trabalha em São Paulo.

imagem

Julia Dias Leite

Julia Dias Leite atua há dez anos na área de Relações Internacionais e, desde 2005, no Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), instituição bilateral dedicada à promoção do diálogo entre as empresas e os Governos dos dois países. No início de 2010, assumiu a Secretaria Executiva do CEBC e, desde então, lidera a reestruturação da organização, adaptando-a ao atual cenário do comércio bilateral, desenvolvendo projetos, eventos e publicações e atraindo a adesão de novos associados. Como Coordenadora Institucional do CEBC, Julia organizou diversas reuniões entre o Governo e o setor privado, no Brasil e na China, para debater temas estruturais do relacionamento bilateral; colaborou com o Governo Brasileiro na organização de missões à China; e realizou três grandes conferências internacionais. Anteriormente, Julia foi Coordenadora Institucional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) por quatro anos, onde acompanhou as negociações de comércio internacional e montou diversos seminários e projetos com instituições parceiras. Em 2004, trabalhou no Council of the Americas, em New York, desenvolvendo pesquisas relacionadas à política externa brasileira e seus impactos nos EUA.

Julia possui MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e é formada em Direito pela Universidade Candido Mendes, com monografia sobre Direito Antidumping. Em 2000, trabalhou no escritório Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados, na área de Direito Econômico e Antitrust, acompanhando processos no CADE, em Brasília.

Julia também é fotógrafa, tendo estudado Fotografia na Parsons School em New York, em 1997. Atualmente, dedica-se a projetos fotográficos sobre países budistas e mulheres na Ásia. Em 2009, fundou o ArtSalon, espaço criado para estimular o debate e colecionismo da fotografia, hoje localizado na Urca, Rio de Janeiro. O ArtSalon é parciero do Ateliê da Imagem nos projetos 15 MINUTES Exhibition, lançado no Festival Paraty em Foco 2009, e que já itinerou em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos, Suíça e Itália; e no projeto 15 METERS Exhibition, apresentado no Festival Paraty em Foco 2010.

imagem

Marcelo Abdo Centeio

Formado em Administração pela UFRJ, pós graduado em Análise de Sistema pela PUC/RJ e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Fotógrafo autodidata, trabalhou no inicio dos anos 90 no Jornal Última Hora. Voltou a fotografar em 2009, ano em que passou a freqüentar e estudar no Ateliê da Imagem. Em 2011 abriu o Barracão de Imagens e mudou definitivamente de carreira atuando como fotógrafo e impressor fine art. Com pouco tempo de existência, o Barracão de Imagens já ostenta um currículo de destaque no cenário carioca de exposições.

http://www.barracaodeimagens.com.br

imagem

María A. Iovino

Estudou Artes e Directo na na Universidad de los Andes (Bogotá), onde graduou-se com ênfase em História Universal. Especializou-se em Crítica de Arte na Universidad del Rosario (também em Bogotá).

Entre seus recentes projetos de investigação se destacam as publicações “Antes de que el mundo fuera”, dedicado ao trabalho de desenho de Luis Roldán; Contra el olvido” (fotografia documental); “Fernell Franco, Otro Documento” (fotografia, investigação de recuperação de arquivo), “Volverse aire”, dedicado à obra de Óscar Muñoz; e “El Universo en caja”, dedicado à obra de Bernardo Salcedo, além de três volumes da coleção “Nuevas Propuestas del Arte Colombiano”, em co-autoria com Carmen María Jaramillo e José Roca.

Como curadora e investigadora, foi convidada a desenvolver inúmeros projetos e conferências em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos.

Colabora permanentemente com o Ateliê da Imagem, tendo sido responsável pela realização dass eguintes exposições na Galeria do Ateliê: Meeting, da artista Beatriz Olano (2010); Entre Líneas, coletiva de jovens artistas colombianos (2009); Inextricable, da artista colombiana Mariana Varela (2009) e Insufflare, da artista Rosário López (2007).

imagem

Milton Guran

MILTON GURAN é fotógrafo e antropólogo, pesquisador associado do LABHOI – Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. Autor, entre outros títulos, de Agudás – os brasileiros do Benim (Ed. Nova Fronteira / Ed. Gama Filho, 2000 e 2006) e de Linguagem fotográfica e informação (Ed. Gama Filho, 2002, 3ª ed). Ganhou o Prêmio VITAE (1990), o X Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE (1998) e o Prêmio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia (Prêmio Especial do Júri – 2002). Realizador e coordenador-geral do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. Membro do Comitê Científico Internacional do Programa Rota do Escravo da Unesco

imagem

RS Comunicação & Eventos

A RS Comunicação & Eventos é dirigido pela jornalista Eli Rocha, que detém informação e conhecimento sólidos nas áreas em que atua.

Presente há 20 anos na vida cultural brasileira é especializada em planejamento estratégico de comunicação, assessoria de imprensa, formação de perfil, curadoria e produção de eventos e consultoria. Oferece soluções criativas, ágeis e eficazes nas áreas de artes visuais, música e cinema, com excelente trânsito junto aos órgãos jornalísticos de todo o país.

Entre os principais clientes estão: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Caixa Cultural, Oi Futuro, Sesi Cultural e outros.