Quem somos | Ateliê da Imagem 18 anos

O Ateliê da Imagem é referência reconhecida no ensino da fotografia e das artes visuais como um todo no Rio de Janeiro

© Príamo Mello

Desde sua fundação, em 1999, o Ateliê da Imagem, que acaba de fazer 18 anos, vem se consolidando como uma das principais referências brasileiras no ensino, produção e pensamento sobre a fotografia e a imagem contemporânea.

Somos uma escola livre de fotografia e artes visuais instalada no bairro da Urca, Rio de Janeiro, responsável pela formação de uma nova geração que hoje é revelada em concursos, editais e projetos em todo o Brasil.

A escola oferece 65 cursos divididos em 8 Núcleos em sua grade atual, e também se destaca como produtora cultural, promovendo diversas atividades “dentro e fora de casa”, realizando projetos, os eventos Sexta Livre (que já teve 305 edições e contou com a participação de mais de 350 artistas) e 76 exposições da Galeria do Ateliê, além das 13 edições da Vitrine do Ateliê, leituras de portfóilos, seminários, palestras, curadorias e consultorias.

O Ateliê da Imagem foi fundado pelas fotógrafas Patricia Gouvêa e Simone Rodrigues, que permaneceu até 2007. Patricia Gouvêa foi diretora artística da casa até dezembro de 2013, tendo realizado co-gestões com a curadora e pesquisadora italiana Claudia Buzzetti e com a artista Greice Rosa, que permaneceu de 2013 a 2015 à frente do espaço. Desde 2015, a fotógrafa gaúcha Marian Starosta atua como diretora artística e pedagógica da instituição.

Nós, professores, parceiros, funcionários e coordenadores do Ateliê da Imagem trabalhamos unidos para transformar nosso espaço em um local agradável e bem equipado para o estudo, pesquisa e deleite do universo da imagem.

Nossa assessoria de comunicação é realizada pela RS Comunicação e Eventos, de Eli Rocha, uma parceria de longa data.

Para ficar por dentro das novidades do Ateliê, cadastre-se para receber nossa newsletter na margem superior a direita do site, siga nossos canais no VimeoYouTube, Instagram e nossa página no Facebook e nosso Twitter!

Matéria sobre os 18 anos do Ateliê da Imagem no caderno Zona Sul do jornal O Globo, confira!