Leituras de Portfólios
Leituras de Portfólios | Prêmio Ateliê da Imagem Melhor Portfólio 2016
Nesta primeira edição, o portfólio escolhido foi o de Demian Jacob e a exposição Devaneios que teve a curadoria de Joaquim Paiva e Marcos Bonisson.
Conheça os leitores convidados para esta edição:
Caroline Valansi
Graduada em cinema e com Pós-graduação em Artes e Filosofia, completou seus estudos no Ateliê da Imagem e na EAV do Parque Lage. Trabalha com fotografia e artes visuais desde 2004. Pensa a imagem fotográfica como meio e não somente como um fim. Sua produção artística caminha entre o espaço coletivo e as histórias íntimas, trabalhando num fluxo transtemporal onde são borradas as fronteiras entre documento e ficção. Nos últimos anos temas como erotismo, sexualidade, feminismos fazem de sua pesquisa.
Organizou os eventos {|}XANADONA{|} (2016, A Galeria Gentil Carioca) e Feminismo e Feijoada (2015, CAPACETE). Fez residência no CAPACETE (Rio de Janeiro, 2015), Espaço Fonte (Recife, 2014), Terra UNA, (Liberdade, Minas Gerais, 2010), Residência Deslocamentos: Arte, vivência e Ambiente (Olinda, 2010) e Casa Tomada, Ateliê Aberto # 2 (São Paulo, 2010). Fez parte do coletivo OPAVIVARÁ! de 2007 a 2014.
Participou de exposições coletivas, como no El Parqueadero (Bogotá, Colombia), Parque Lage (Rio de Janeiro), no Museu Nacional (Brasília), MAM-RJ – Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), Museu dos Direitos Humanos do Mercosul (Porto Alegre), Centro Cultural São Paulo – CCSP (São Paulo), IAC – Instituto de arte contemporânea (Recife), Museu de Arte Contemporânea – MAC (Rio de Janeiro), MAP (Museu de Arte Postal), Auditório de Capitania das Artes (Natal), Associação Fotoativa (Belém) entre outras.
Daniela Dacorso
Formada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais, Daniela Dacorso leciona no Ateliê da Imagem e trabalha como fotógrafa free-lancer. Foi professora do Instituto de Artes da UERJ e fotógrafa da Revista Isto é e do Jornal O Globo. Fotografou para capas de discos de diversos artistas, como Titãs, Marcelo D2, Planet Hemp, Caetano Veloso e Jorge Mautner, entre outros. Colaborou como fotógrafa para diversas publicações no Brasil e no exterior, como Guardian(UK), Liberation( FR), La Vanguardia (Espanha), Intro (Alemanha), Revista Vogue e Revista Bravo entre outros.
Realizou exposições individuais na Holanda (Netherlands Fotomuseum, Rotterdam), França e Brasil e participa da Coleção Joaquim Paiva de Fotografia/MAM RJ. Desenvolve projetos pessoais em fotografia e participa de residências artísticas, como o projeto “Civilização Sem Fronteiras”, residência fotográfica de três meses na China.
Daniela Géo
Curadora e crítica de arte residente na Antuérpia, Bélgica e Rio de Janeiro. Doutora em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Sorbonne Nouvelle-Paris III (foco em Fotografia/Arte contemporânea). Foi curadora da 4e Biennale de Lubumbashi, R.D. Congo, da 5e BIP – Biennale internationale de la Photographie et des Arts visuels de Liège e de Black is beautiful, GRID – 3e Internationale Fotografie Biennale, Amsterdã. Entre suas curadorias recentes estão as exposições retrospectivas Charif Benhelima: Polaroid 1998-2012, MAC de Niterói e MON, Curitiba, e Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012, MAM-Rio, MON, Curitiba, e MAC USP. Daniela Géo é curadora associada do APT – Artist Pension Trust, NY. Escreveu para diversas publicações, entre as quais a American Encyclopedia of the Twentieth-Century Photography (Routledge, 2005). Professora da EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, e conferencista convidada do HISK – Higher Institute for Fine Arts, Gent, Bélgica.
Joaquim Paiva
Fotógrafo e colecionador de fotografia brasileira e estrangeira. //Exposições recentes como fotógrafo: Maison Européenne de la Photographie-MEP, Paris junho a agosto de 2016; SESC Copacabana, Retrospectiva, 2013; Centro Cultural da Caixa, Brasil, 50 anos de Brasília. // Como Colecionador: exposição Coleção Joaquim Paiva e Coleções do MAM-Rio – junho a novembro 2016 // Publicou Coleção Joaquim Paiva MAM-Rio volume 1, 2014, e volume 2, 2016; e seu livro como fotógrafo Foto na Hora: Lembrança de Brasília, Centro de la Imagen, Cidade do México, 2013. // Dois terços de sua coleção encontram-se emprestados ao MAM-Rio desde 2005, devendo ali permanecer definitivamente. // Leitor de portfólios no FotoFest Houston desde 2000, a cada dois anos; e FestFotoPoa Porto Alegre, FotoRio, Paraty em Foco, Encuentros Abiertos em Buenos Aires, entre outros. // Residiu 20 anos em Brasília e 20 anos no exterior: Buenos Aires, Madrid e San Francisco, entre outras cidades. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Leandro Pimentel
É Doutor em Tecnologias da Comunicação e Estéticas pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRJ e Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e coordenador do Lab Foto UERJ. Realizou estágio no grupo de pesquisa Aiac /Arts des images & Art Contemporain, na Universidade Paris. Possui especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), e em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais pela UCAM (2003). Atua principalmente nos seguintes temas: fotografia documental, arquivo e arte contemporânea.
Marcos Bonisson
Artista e Mestre em Ciência da Arte (Uff). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Letras e Pós-graduado em Arte e Cultura. Estudou gravura, desenho, fotografia e cinema na EAV – Parque Lage (1978-1981). Começou a trabalhar com fotografia e filme Super 8 no final da década de setenta e com vídeo nos anos 80. Participou da 27º Bienal de São Paulo em 2006. Publicou o livro Arpoador (Nau, 2011) e o catálogo Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013). É professor de artes da EAV – Parque Lage, do Iuperj – Ucam e do Ateliê da Imagem. Suas mais recentes exposições individuais foram: Pulsar, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em outubro de 2013, e Arpoador, na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em junho de 2015.
Rony Maltz
Artista visual e professor de arte impressa, Mestre em Fotografia pelo ICP-Bard College (NY). Faz livros de fotografia e projetos multimídia que exploram as convenções do estilo documental e as fronteiras entre texto e imagem. Produziu e dirigiu o longa documentário Atafona, criou o projeto multimídia “Borges: Obras Completas” e a vídeo-instalação “Reading/Readers”. Seu trabalho foi exibido, recentemente, no DUMBO Arts Festival, International Center of Photography e MoMA P.S.1, em Nova York; e no Centro Cultural dos Correios e Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Produtor da Feira URCA de Fotolivros e curador da exposição Livros Possíveis, no Ateliê da Imagem (RJ). Toca a Abrasiva Produções. Fundou, em 2016, a editora {Lp} press.
Inscrições encerradas.