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Moda Autoral

Atualmente, a linguagem da fotografia de moda se transformou muito, pois se apropriou de diversos códigos vindos, principalmente, do mundo da arte.

Vemos editoriais de grandes marcas que são verdadeiros trabalhos de arte, já não importando tanto mostrar os figurinos, e, sim, uma atitude, uma marca de autor. E é essa marca que vai diferenciar cada fotógrafo e permitirá um lugar no mercado comercial.
A partir deste cenário, a proposta do curso é possibilitar ao aluno enxergar a fotografia de moda como meio e suporte para sua expressão e produzir um trabalho que dialogue não só com a moda, mas também com a arte e com o design. A partir de duas práticas, uma externa e outra interna, cada aluno produzirá seu próprio ensaio individual.

Carga horária

24h

Pré-requisito

Ter feito o Curso Básico I ou aplicação de questionário de nivelamento.

Equipamento e material necessário

Qualquer tipo de câmera, analógica ou digital.

Objetivo

Esse curso pretende apresentar o planejamento e prática de um shooting de moda, desde a pesquisa de referências e escolha de equipamento até a finalização e apresentação do material, de forma a ajudar o aluno a produzir um material de moda autoral. Serão apresentados fotógrafos e ensaios de moda, suas aplicações conceituais e práticas comerciais.

Ementa completa

Aula 1 - Apresentação Geral
- Apresentação do curso, da bibliografia e dos equipamentos que serão utilizados no curso;
- Formatos, usos e referências de moda;
- Apresentação do material de cada aluno (para aqueles que tiverem ensaios para mostrar).

Aula 2 - Referências e Inspiração
- Inspiração em outros meios para a fotografia;
- Relação da pintura com a fotografia e a fotografia de moda;
- Referências de fotógrafos clássicos e atuais na moda;
- Fotografia de filme x digital;
- Exibição do filme Contatos Helmut Newton.

Aula 3 - A diferença de Usos e Aplicações na Moda. Escolha da linguagem.
- Editorial e Campanha / Estúdio ou Externa;
- Interação entre modelo e fotógrafo;
- Análise de making of de fotógrafos de moda (Annie Leibovitz e Richard Avedon, Juergen Teller);
- Escolha de um conceito a ser trabalhado.

Aula 4 - Como planejar um Shooting
- Definição de modelos/maquiagem;
- Decisão de estúdio ou externa.
- Stylist apresentação e direção (participação de um stylist)
- Edição de looks.

Aula 5 - PRÁTICA
- Modelo
- Estúdio
- Horários marcados para cada aluno
- Um look para cada aluno.

Aula 6 – PRÁTICA
- Modelo
- Externa
- 3 grupos de alunos
- Um look para cada grupo.

Aula 7 – Edição I
- Como editar um material;
- Edição do material feito;
- Como dar saída do material para o cliente.

Aula 08 – Edição II - Laboratório Digital (sala 4)
- Edição e análise de parte do material produzido;
- Edição do material selecionado;
- Proposição de um layout para apresentação.

Bibliografia:
- Susan Sontag, 1977, Sobre fotografia, Companhia das Letras
- Jason Fulford, Gregory Halpern, 2014, The Phtographers Play book, Aperture
- James Agee Walker Evans, 1941 Elogiemos os Homens Ilustres, Companhia das Letras.
- Philip Gefter, 2015 Photography After Frank , Aperture
- Paris Photo 2013, Mutations Perspectives on Photography, Steidl
- Stephen Shore 2005 , American Surfaces, Phaidon
- Laura Wilson 2003, Avedon in the American West, Texas Press Austin
- DVD Contatos, William Klein.