Logo

A Luz na Mão – uma Introdução ao Light Painting

Na escuridão a percepção da luz fica muito mais aguçada. A cada feixe de luz, seja ele produzido por uma fósforo ou uma lanterna, os olhos ficam capazes de medir e as mãos de dosar cada raio da luz.

A experiência em se fotografar lentamente em meio ao escuro desloca os paradigmas comumente condicionados na maioria dos fotógrafos, que acham que fotografia se faz em fração de segundo, como descreve a onomatopéia “clique”, que imita o abrir e fechar da cortina da câmera.

Na técnica de light painting o autor da fotografia não fica atrás da câmera, ele entra na cena, interferindo nela, sendo protagonista em cada traço da luz gravada. Meio que brincando de Deus, o pintor contempla com a luz em suas mãos aquilo que ele determina que vai existir no fotograma, condenando às trevas eternas o que preterir que seja iluminado.

Professor: Renan Cepeda

Carga horária

10h

Pré-requisito

Ter feito o Curso Básico Módulo I ou aplicação de questionário de nivelamento.

Equipamento e material necessário

Câmera fotográfica que possa ser operada em modo manual, lanterna e tripé.

Objetivo

Neste curso o aluno aprenderá a dominar a fonte de luz em suas mãos, conhecendo uma nova possibilidade de registro da luz, em suas várias aplicações, desde retratos a paisagens.

Ementa completa

Primeira aula (3h)
Uma introdução às fotografias e trabalhos com pintura luz de Renan Cepeda e outros autores. Na mesma noite faremos a prática de retratos e objetos; os alunos fotografarão uns aos outros e vamos iluminar objetos cotidianos em estúdio. Uma encomenda será feita pelo mestre aos alunos, que deverão executá-la fora de aula e trazê-la para posterior avaliação;

Segunda aula (5h)
Faremos uma saída a um local rural onde vamos fotografar objetos grandes como uma casa e uma árvore;

Terceira aula (2h)
Avaliação geral de tudo que foi produzido no curso, encerramento, certificados.