Logo

Fotografia Documental Contemporânea

O curso apresenta trabalhos realizados por fotógrafos internacionais nas últimas décadas, com o intuito de introduzir o/a aluno/a à diversidade de temas e abordagens do gênero documental, para além da fotografia de cunho sócio-humanitário. Ao longo do curso, também será proposto aos alunos o desenvolvimento de um ensaio fotográfico documental.

O resultado dos ensaios será mostrado e discutido semanalmente em aula, tendo em vista a exploração de diferentes perspectivas.

Professora: Daniella Géo

Carga horária

18h

Pré-requisito

Conhecimento básico da linguagem fotográfica e interesse em fotografia documental. Levar, na 1ª aula, de 5 a 10 fotos representativas de seu trabalho (preferencialmente, mas não obrigatoriamente, da mesma temática).

Equipamento e material necessário

Câmera fotográfica de qualquer tipo.

Objetivo

O curso pretende introduzir o/a aluno/a à diversidade de temas e abordagens do gênero documental, para além da fotografia de cunho sócio-humanitário, e incentivá-lo/a a explorar diferentes abordagens.

Ementa completa

Aula 1:
• Breve apresentação da professora;
• Introdução à proposta do curso;
• Breve apresentação dos alunos sobre sua formação, relação com a fotografia e interesses gerais. Cada um mostra de 5 a 10 fotografias de sua autoria (preferencialmente, de uma mesma série temática, mas não obrigatoriamente).
• Os alunos que não tiverem as fotografias impressas devem levar as imagens digitais em um pendrive.
• Apresentação (slideshow) e análise de trabalhos documentais realizados por fotógrafos internacionais, com foco em suas escolhas (temática, técnica, estética, situação fotografada etc).
• Professora define, em conjunto com os alunos, os tópicos dos ensaios a serem realizados durante o curso.
Aula 2
• Apresentação (slideshow) e análise de outros trabalhos documentais realizados por fotógrafos internacionais, tendo em vista suas escolhas (temática, técnica, estética, situação fotografada etc).
• Alunos apresentam os primeiros resultados dos ensaios propostos no primeiro dia de aula, falando de suas ideias e objetivos
• Comentário crítico dos trabalhos pela professora e sugestões de novos desdobramentos ou exercícios, tendo em vista a exploração de novas abordagens, segundo cada caso.
Aula 3
• Apresentação (slideshow) e análise de outros trabalhos realizados por fotógrafos internacionais, tendo em vista suas escolhas (temática, técnica, estética, situação fotografada etc).
• Alunos apresentam novos resultados dos ensaios propostos no primeiro dia de aula, falando de suas ideias e objetivos.
• Comentário crítico dos trabalhos pela professora e sugestões de novos desdobramentos ou exercícios, tendo em vista a exploração de novas abordagens, segundo cada caso.
Aula 4
• Apresentação (slideshow) e análise de outros trabalhos realizados por fotógrafos internacionais, tendo em vista suas escolhas (temática, técnica, estética, situação fotografada etc).
• Alunos apresentam novos resultados dos ensaios em desenvolvimento, falando de suas intenções e escolhas ao fotografar
• Comentário crítico dos trabalhos pela professora e sugestões de novos desdobramentos ou exercícios, tendo em vista a exploração de novas abordagens, segundo cada caso.
Aula 5
• Alunos apresentam novos resultados dos trabalhos em desenvolvimento, falando de suas intenções e escolhas ao fotografar
• Comentário crítico da evolução dos trabalhos pela professora e dicas de edição, seguidos de discussão com a turma, sempre tendo em vista a exploração de novas abordagens.
• Alunos devem continuar a desenvolver seus ensaios e prepararem sua edição final com no máximo 20 imagens
Aula 6
• Alunos apresentam os resultados finais do ensaio, falando das novas imagens e das escolhas ao editar. Cada um deve mostrar entre 10 e 20 imagens
• Avaliação final dos trabalhos.