Exposições
Barra 1 | Pascal Mougin
Sobre o autor
Pascal Mougin nasceu em 1965. Após seu doutorado em Literatura e Ciências Humanas na Universidade da Sorbonne (Paris 1), passou a dedicar-se à fotografia como autodidata. Seu primeiro trabalho « Staying on » sobre os ingleses do Kenia foi exposto em 1992 no Centro Cultural Francês de Nairobi.
Suas séries mais recentes interrogam a imagem numérica em sua relação ao « déficit de experiência» teorizado por Walter Benjamin e propõem uma reflexão sobre os lugares de trabalho que funcionam continuamente (Vingt-quatre heures) sobre formas insólitas de ocupação do território (Monorail) e sobre a arquitetura funcionalista dos locais de empresas como no projeto ZI-ZA –que Pascal Mougin teve a oportunidade de apresentar em 2007 no Projeto Sexta-Livre do Ateliê da Imagem. Atualmente Pascal vem pesquisando formas residuais de um espaço público em dois projetos no Rio : Barra 1, sobre a urbanização das cidades fechadas e O Mineiro, onde retrata freqüentadores do famoso bar em Santa Teresa.
Texto crítico
BARRA 1 é resultado da primeira etapa de um trabalho iniciado em 2006 sobre os condomínios da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O projeto questiona principalmente as novas formas de moradia baseadas no seccionamento do espaço público, as áreas de convivência social e a vigilância, formas características de um urbanismo do medo em vias de uma generalização mundial.
Como todos os conjuntos residenciais fechados, gated communities ou « villes privées », os condomínios são duplamente ligados às imagens: imagens publicitárias veiculadas nos lançamentos dos projetos imobiliários, e imagens que são transmitidas nos circuitos internos de televisão/video em cada uma das unidades. Nada acontece nos condomínios sem que tenha sido anunciado, prescrito ou controlado via imagem. Essas duas formas de imagem que visam seduzir e a assegurar são onipresentes, complementares e « oficialmente» suficientes.
Essa recusa em enxergar a realidade proposta pelo condomínio fez com que eu escolhesse mostrar o resultado de minha pesquisa através de fusões da imagem proposta pela publicidade com a imagem de segurança, escamoteando, assim, o real que está normalmente entre as duas.
Para obter o resultado apresentado em BARRA 1, reenviei para uma tela de vídeo usada em circuitos fechados de segurança imagens captadas de sites de promoção e venda dos condomínios do bairro e gerei daí novas imagens. Como ZI/ZA, uma série dedicada à arquitetura funcional apresentada no Ateliê da Imagem em março de 2006, BARRA 1 é uma reflexão sobre a posição do fotógrafo e sobre a relação entre imagem e realidade.
Pascal Mougin