Exposições
Ainda Retratos | Coletiva
Sobre o autor
Mostra coletiva de fotografia experimental com trabalhos de André Vela, Carmen Lopes, Ivana Soares, Luiz Alberto Guimarães, Maria del Pilar, Patrícia Costa e Ronaldo Moreira Amaral.
Texto crítico
Retratar o brasileiro sempre foi uma das obsessões da arte nacional. Desse prisma, podemos pensar a Missão Artística Francesa e em especial a obra de Debret, Viagem Pitoresca Através do Brasil, como um inaugural e panorâmico retrato pátrio. Essa preocupação de retratar o povo nacional também é questão da pintura modernista, que só irá terminar com o fim da era Portinari/Di Cavalcanti e com o surgimento dos movimentos concreto e neoconcreto na década de 50. Expurgada da pintura, a representação do brasileiro migra com força total para a fotografia, dando origem à fotografia documental brasileira e até os anos 80 foi corrente majoritária, senão a única da fotografia no Brasil. Desse período, poderíamos citar o trabalho de José Medeiros na revista O Cruzeiro, a épica obra de Pierre Fatumbi Verger e, chegando ao dias de hoje, com Evandro Teixeira, Walter Firmo, entre outros.
A partir dos anos 80, a fotografia de expressão artística toma força e o retrato reaparece de uma forma diferente, não mais representando, mostrando a face do nosso povo, mas sim questionando a nossa identidade. Desse período, poderíamos citar artistas como Rosangela Rennó, Paula Trope, Rochelle Costi e Arthur Omar. A mostra que apresentamos é o resultado de seis meses de reflexão a respeito das técnicas, da história e da filosofia da produção das imagens-máquinas. As formas com que essas fotografias foram produzidas são múltiplas e as manipulações são deslavadas, pois ao longo desses quase 200 anos de história elas já se tornaram figuras de linguagem, elas falam, elas significam. Em cada caso, a escolha de uma forma sugere um contexto. Exibimos retratos às vezes irreconhecíveis, difusos, subjetivos, fisionomias blindadas ao olhar do outro, mas, ainda assim, são retratos…
Denise Cathilina Primavera/2006