Curso
Fotojornalismo: Narrativas Visuais
Este curso irá introduzir os alunos ao mundo da fotografia com um foco particular nos aspectos narrativos do fotojornalismo.
O foco será especificamente em como construir e desenvolver um ensaio fotográfico visual, desde a sua concepção à sua finalização. O que é um ensaio fotográfico? O que é um retrato ambiental? O que é um tiro situação? O que é uma página dupla? O que é um tiro detalhes? O que determina uma foto de ação?
Professor: Kim Badawi
Carga horária
21h
Turmas disponíveis
No momento não há turma disponível. Para mais informações entre em contato conosco
Pré-requisito
Uma compreensão básica de uma câmera fotográfica é obrigatória. Este curso não se concentra em pós-produção, habilidades de laboratório ou Photoshop, mas sim o pensamento da preparação para trabalhar em projetos de documentário, de jornalismo e da ideia do “momento decisivo”. Será esperado do estudante que complete tarefas e que participe de discussões em classe.
Equipamento e material necessário
Uma câmera digital: 4,0 megapixels mínimos com uma lente de zoom ótico de pelo menos 3X ou uma câmera de 35mm reflex com uma lente de zoom, ou uma grande angular + 50 + uma lente teleobjetiva.
Objetivo
Melhorar a técnica e confiança visual com a mídia. Fazer uma introdução à fotografia documental e o seu significado. Ser capaz de comunicar algo com uma imagem e aprender noções de como contar uma história com uma seqüência de fotos – um fio condutor.
Os estudantes serão encorajados a documentarem um ensaio fotográfico desde sua concepção, o ato de fotografar até a impressão das fotos. Durante as discussões de classe serão discutidos marketing pessoal e como conseguir trabalho. O curso é recomendado para estudantes de comunicações, jornalismo e antropologia.
Ementa completa
O método utilizado será experimental, a partir de conteúdo teórico, apresentado no início das aulas, seguido de demonstrações práticas, revisão de trabalhos dos alunos, apresentações de slides, visitas a exposições, possíveis saídas a campo, discussões sobre câmara escura, quarto escuro, projeções, críticas, coletivas e revistas.
7 aulas:
1. Apresentação do curso e do conteúdo programático. Introdução aos materiais a serem utilizados durante o curso. Discussão sobre: a câmera, as lentes, velocidade de filme, velocidade do obturador, abertura, medidor de luz, luz de leitura. O que é uma história? O que é um tópico? Como ler e compor uma imagem e contar uma história. Deslize apresentação show.
James Mollison - Onde as crianças dormem
Philip Toledano - Dias com meu pai
Gilles Perez - Telex Irã
Elliot Erwitt - Cães
Os alunos terão a seguinte tarefa (com prazo de entrega de 1 semana): Fazer um retrato – tirar uma foto nua de um colega de classe / de maneira íntima .. (Pode também ser um autorretrato, membro da família, colega)
2. Revisão e discussão do trabalhos. Discussão em classe: importância de respeitar os seus assuntos, criando uma relação com os assuntos fotográficos, etiqueta de apresentação de foto jornalismo Slide:
Antonin Kratochvil - Vogue retratos
Miguel Angles Sanchez - Retratos
Tamara Abdul Hadi - Retratos de Homens.
Richard Avedon - Oeste americano
Os alunos terão a seguinte tarefa: focar-se em uma esquina de rua - e criar uma narrativa.
3. Revisão de trabalho e discussão em classe:
Palestra sobre técnicas de tiro. Longa exposição e on / off flash da câmera. O que é um Plano de ambientação? Apresentação de slideshow.
Metropolis - Martin Roemers
Alex Webb - Haiti
Ben Lowy - Perspectivas
Julio Bitencourt - Câmera Indescreta
Paulo Frusco - RFK Train
3o trabalho: fotografar um estranho na rua.
4. Discussão de trabalho. Trabalhos e colaborações com estranhos. Trabalhar em ambientes hostis, fotografia crise e prazos.
Amy Arbus – Retratos
Bruce Gilden – Yakuza
Jan Banning – Beaucratics
Christopher Morris - Homens de Preto
Jonas Bendiksen - Locais em que vivemos
4o trabalho: fotografar uma pequena empresa (estabelecimento, detalhes e retratos) (trabalho com duração de 3 semanas)
5. Revisão do trabalho e discussão em classe. Discussão em classe sobre "grandes idéias", e projetos de longo prazo. Uso de som e multimídia. Os alunos são encorajados a começar a pensar em um projeto final. Apresentação de slideshow de:
James e Carla Murray - Montras
Rebecca Norris - O vidro entre nós
Kosuke Okahara - Mulheres que se cortam
Ed Kashi - Envelhecimento na América
Patrick Brown - Mercado Negro
6. Revisão do trabalho e discussão em classe. O que é estilo? Discussão sobre noções regionais e internacionais de estilo de trabalho, fluxo, paleta de cores e temas. Os alunos serão convidados a imprimirem imagens (tamanho de cartão postal para a semana seguinte)
Park Trent - Sonho de Vida
Pascal Meunier - Hammams
Martin Parr - Pensamento da Finlândia
Yuri Kozyez - Na Revolução Estrada
Bruce Gilden – Yakuza
7. Discussão em classe: projeto de documentário em andamento Breve discussão sobre o refinamento de imagens e pós-produção. Possível visita de um curador ou profissional similar...