Curso
Aperfeiçoamento em Fotografia
Depois de aprenderem a pensar fotograficamente e a se libertarem dos automatismos da câmera fotográfica no curso Introdução à Fotografia, os alunos serão estimulados neste módulo a encontrar um caminho pessoal na fotografia, aprofundando a técnica e linguagem.
O curso inclui três saídas práticas com orientação do professor, sendo uma noturna.
OBS: As saídas práticas das turmas noturnas são realizadas durante os finais de semana a partir de combinações prévias feitas com o professor em aula.
Professores:
Claudia Tavares Daniela Dacorso Guito Moreto Leandro Pimentel Marian Starosta Victor Naine
Professores: Claudia Tavares Daniela Dacorso Guito Moreto Leandro Pimentel Marian Starosta Victor Naine
Carga horária
27h30
Turmas disponíveis
No momento não há turma disponível. Para mais informações entre em contato conosco
Pré-requisito
Ter feito o Introdução à Fotografia ou aplicação de questionário de nivelamento.
Equipamento e material necessário
Possuir uma câmera analógica ou digital que permita o controle manual de diafragma, obturador e foco. Para as aulas práticas, os alunos que não possuem câmera poderão reservar um equipamento na secretaria do Ateliê.
Objetivo
Por meio do conhecimento das especificidades dos equipamentos, materiais e acessórios analógicos e digitais, e da experiência prática, os participantes irão aprimorar sua fluência, autonomia e segurança do ato de fotografar. O curso também apresentará diversos trabalhos de fotógrafos renomados e diferentes abordagens da fotografia moderna e contemporânea, alargando assim o repertório estético e conceitual dos que pretendem seguir o aprendizado na fotografia e desenvolver projetos.
Ementa completa
Aula 1: Revisão e aprofundamento das noções técnicas introduzidas no Módulo 1 a partir das dúvidas dos alunos. Apresentação de trabalhos de fotógrafos brasileiros e internacionais.
Aula 2: O QUE EU VEJO NÃO SAI NA IMPRESSÃO! | TRATAMENTO DIGITAL BÁSICO
Calibragem básica de monitor. Workflow: o caminho da câmera digital até o laboratório de impressão. Apresentação das vantagens e desvantagens dos arquivos RAW; quando usar Adobe Câmera Raw. Modos de Cor: RGB, SRGB, Adobe RGB. Preparação de arquivos para impressão em minilab; criação de folhas de contato (index); organização (como guardar e organizar os arquivos).
Como os filmes p&b vêem as cores. Variedade de filmes disponíveis e suas características. Filtragem específica para p&b. Puxadas e rebaixadas. Filmes infravermelhos p&b. Como trabalhar o p&b digitalmente (grayscale / desaturação /opção p&b /camadas de tratamento). Ajustes da imagem, tais como níveis, brilho, contraste. Apresentação de mestres da fotografia p&b.
Exercício individual a ser desenvolvido: processar 1 filme p&b e trazer prova-contato; ou fotografar com câmera digital com o tema Auto-retrato e intimidade.
Aula 3: AULA PRÁTICA P&B EM EXTERNA com tema/desafio proposto pelo professor (sugestões: Natureza, Arquitetura ou Retrato)
Aula 4: “VIVÊNCIA” NO LABORATÓRIO P&B
Uma passagem pelo laboratório p&b, com apresentação dos equipamentos disponíveis e dos processos básicos de revelação de filme e papel. Experimentação do processo de construção de um fotograma coletivo ou cópia de um negativo em papel fotográfico para entendimento do fluxo de trabalho dentro do laboratório.
Aula 5: ANÁLISE DA PRÁTICA COLETIVA EM P&B, DO FOTOGRAMA COLETIVO E DO EXERCíCIO INDIVIDUAL
Aula 6: FOTOGRAFIA COLORIDA | USOS DO FLASH EMBUTIDO
Tipos de filmes: positivo e negativo. Processos de revelação específicos e processo cruzado (cross processing). Puxadas e rebaixadas. Filtragem corretiva. Como operar filtragem cor com equipamento digital. Ajustes da imagem, tais como níveis, brilho, contraste, saturação em altas e baixas luzes. Apresentação de mestres da fotografia cor.
Flash embutido | Equilíbrio do flash com a luz ambiente. Como melhorar a performance do flash embutido
Aula 7: AULA PRÁTICA EXTERNA EM COR Exercício individual: Trabalhar a composição na fotografia colorida segundo alguma das possibilidades:
. quando a cor conduz a imagem, ex. Walter Firmo
. quando a atmosfera conduz a imagem, ex. Miguel Rio Branco, AC Junior ou João Castilho
. quando o conceito conduz a imagem, ex. Martin Parr e Marcos Lópes (“o kitsch” nas sociedades inglesa e argentina, respectivamente).
Aula 8: ANÁLISE DA PRÁTICA COLETIVA EM COR
Aula 9: FOTOGRAFIA NOTURNA/ IMAGEM FIXA E IMAGEM EM MOVIMENTO + EDIÇÃO DE IMAGENS Mestres e dicas para fotografia noturna / Usos híbridos das imagens técnicas (fotografia, vídeo, cinema, animação, dispositivos móveis etc.)
- apresentar contatos Magnum + video Contatos (WIlliam Klein) e trabalhar a questão da edição das imagens
Aula 10: SAÍDA PRÁTICA NOTURNA
Aula 11: ANÁLISE DA SAÍDA, APRESENTAÇÃO DOS ENSAIOS FINAIS E FECHAMENTO DO CURSO.